Por que toda pequena e média empresa precisa de uma assessoria contábil em 2025
Com o ambiente de negócios cada vez mais complexo — mudanças frequentes na legislação, impostos, obrigações acessórias, concorrência, pressão financeira — contar com uma assessoria contábil deixou de ser luxo para se tornar uma necessidade estratégica. Aqui estão dados recentes e argumentos convincentes.
CONTÁBIL
Rosandro Lemos - Analista de Marketing
10/6/20253 min read


Dados e pesquisas recentes que mostram o valor da assessoria contábil
Contabilidade orientada por dados pode evitar perdas de até 22% da receita
Segundo o estudo Data-Driven Accounting 2025 da Deloitte, empresas que não utilizam práticas contábeis modernas — como dashboards integrados e ferramentas analíticas — podem perder até 22% de sua receita anual. Contadores+1
Isso mostra que contabilidade vai muito além de cumprir obrigações fiscais: ela pode gerar insights, prevenir perdas e apoiar decisões estratégicas.
Sobrevivência das pequenas e médias empresas aumentam tendo uma assessoria estratégica
Estudo da FGV em parceria com o Itaú Empresas mostra que pequenas e médias empresas atendidas pelo serviço de assessoria/consultoria têm 30% mais chances de continuar ativas após 5 anos, comparadas a empresas similares que não contam com esse apoio. UOL Economia
Uso das informações contábeis nas decisões é comum, e empresários valorizam consultoria
Pesquisa do Sebrae revelou que 53% dos empresários de pequenas e médias empresas utilizam informações geradas pelo contador (tributárias, financeiras etc.) para tomar decisões no dia a dia do negócio. SINDCONT-SP+1
Além disso, muitos empresários afirmam que estariam dispostos a pagar mais por serviços contábeis que incluam consultoria ou aconselhamento estratégico. SINDCONT-SP+1
Potencial de mercado para assessorias contábeis no Brasil é muito grande
O estudo “Mercado Contábil no Brasil”, da ROIT Consultoria, estima que há cerca de 18 milhões de empresas demandando serviços contábeis, com potencial de receita anual de R$ 158,3 bilhões para o setor. SEGS
Principais benefícios de ter uma assessoria contábil
Com base nas pesquisas e nas práticas de mercado, os ganhos de contar com uma assessoria contábil de qualidade incluem:
Conformidade legal e redução de risco: manter a empresa em dia com tributos, obrigações fiscais, trabalhistas, ambientais, evitando multas e penalidades.
Tomada de decisões com dados: relatórios contábeis claros, indicadores financeiros, projeções de fluxo de caixa ajudam o empreendedor a antecipar problemas, ajustar rotas, planejar investimentos.
Planejamento tributário: escolher regimes fiscais mais vantajosos (Simples, Lucro Presumido, Lucro Real), identificar incentivos fiscais, evitar pagar mais do que o necessário.
Melhor gestão do fluxo de caixa: saber antecipadamente entradas e saídas, custos fixos, capital de giro necessário, o que permite negociar prazos, ajustar operações para manter liquidez.
Aumento da credibilidade: demonstrar transparência, ter demonstrações financeiras em ordem traz confiança de bancos, investidores, fornecedores e clientes.
Facilitar acesso a crédito e oportunidades de crescimento: relatórios contábeis organizados e planejamento estratégico ajudam na obtenção de empréstimos, investimento, mercados maiores.
Tendências em contabilidade que devem marcar 2025
Inteligência contábil / contabilidade baseada em dados (data-driven accounting) – uso de dashboards, análise preditiva, automação. Contadores
Integração digital entre sistemas ERP, contabilidade, gestão financeira, emitentes de nota fiscal, pagamentos digitais.
Consultoria contábil ampliada – além do cumprimento de obrigações, o contador como parceiro estratégico.
Personalização de serviços contábeis para diferentes porte de empresa, diferentes modelos de negócio.
Maior exigência regulatória de transparência, auditorias, controles, principalmente para empresas que operam com marketplace, comércio eletrônico, etc.
Como escolher / estruturar uma boa assessoria contábil
Se você decide investir em contabilidade, algumas dicas para fazer a escolha certa:
Verifique experiência e reputação: clientes semelhantes (porte, setor); certificações; transparência.
Avalie os serviços oferecidos: se limitam ao fiscal ou incluem controle financeiro, consultoria estratégica, projeções, suporte tributário.
Tecnologia: escritórios que usem sistemas modernos, digitalização, integração de dados, painéis visuais, automação.
Custo-benefício: comparar preços, mas considerando valor agregado. Pagar um pouco mais pode compensar muito em economia tributária, ganho de produtividade ou prevenção de problemas.
Relacionamento e comunicação: contador deve entender seu negócio, setor, desafios específicos; ser proativo em alertar, sugerir melhorias.


